Respostas enviada por morador@s para a pergunta da Plataforma Lisboa à rede de Vizinhos em Lisboa: "Um mês após a reunião de 7 de agosto com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e a sua equipa, pedimos a vossa colaboração para identificar melhorias e problemas que persistem em Lisboa":
"Na Rua dos lusíadas os passeios estão sujos, em frente ao núcleo do Sporting"
"Licenciamento de espaços de lazer que ultrapassam as horas permitidas para estarem abertos, ruído extremo que põe em causa o direito ao descanso dos moradores ( grande parte são idosos), sujidade das ruas, contentores cheios com sacos de lixo ao lado, falta de segurança fora de casa e dentro ( já tentaram assaltar a minha casa, valeu-me o facto de o prédio ter muito movimento e o ladrão fugiu antes de completar o assalto)"
"Falta de árvores, ruas com buracos, falta de passadeiras em algumas zonas,
Lixo na rua, sacos de lixo junto a AL, ruído crescente de aviões e motas, continua a não se ver PSP na rua e as ecoilhas continuam cheias de lixo à volta e seu piso sujíssimo"
"Sujidade; reparação de passeios; limpeza urbana; Segurança; Iluminação publica; Sinalização de estradas e ruas"
"O lixo em particular e a higiene urbana no geral. O que se vive em Arroios, e sobretudo na zona dos Anjos, é um atentado à saúde pública. É um pesadelo diário."
"Nenhuma melhoria"
"Uma intervenção na passadeira para peões na Estrada de Benfica, sita em frente ao nº 769, que tem um historial de atropelamentos e onde diariamente se verifica a falta de cumprimento do Código da Estrada por parte de muitos condutores, apesar da mesma ter uma lomba. Seria desejável que a pintassem a vermelho e reforçassem a tinta dos traços brancos para ficar mais visível. Um semáforo seria o ideal, pois ajudaria a controlar os transgressores e contribuiria para a segurança dos peões, uma vez que esta passadeira fica nas proximidades do Mercado de Benfica e é muito usada por moradores, comerciantes e outras pessoas que frequentam este bairro."
"A Higiene"
"Condições das estradas, estacionamento, limpeza de esgotos, recolha de lixo"
"Rua da Cruz Alcântara sem luz na rua"
"Muito ruído à noite, motivado pelos bares e restaurantes. As pessoas concentram-se nas ruas após o fecho"
"Ruído. Excesso de velocidade no túnel. Recolha do lixo"
"Insegurança, sujidade"
"Limpeza, estacionamento"
"Habitação, segurança, higiene, espaços verdes, iluminação, desinfestações"
"Higiene urbana muito insuficiente. Ruído, especialmente a musica nad espalandas. Lojas com “expositores” no meio de passeios que já são demasiado estreitos sem obstáculos. Esplandas que ultrapassam os limites permitidos. Falta de manutenção dos passeios. Falta de manutenção da iluminação pública, vários candeeiros fundidos há largos meses. Execesso de trânsito, mais poluição e ruído."
"buracos nas ruas e passeios. Os das ruas são tapados e passados 3 ou 4 meses estão na mesma"
"Lixo acumulado nas ruas e falta de lavagem das ruas, frequência irregular e pouco confiável nos transportes, excesso de AL, iluminação pública deficiente, furtos e vandalismo, pouco estacionamento para residentes, aumento dos tuks tuks."
"Falta de limpeza das ruas, insuficiente recolha de lixo, estacionamento nao fiscalizado, acesso ao Bairro (Bairro Azul) por errada sinalização e distribuição do transito desde a Av Antonio Augusto de Aguiar, do acesso à mesquita e ao hospital SAMS que impedem a entrada na R Fialho de Almeida, corte do acesso à Praça de Espanha por causa de obra do Teatro Aberto."
"Estacionamento e limpeza"
"Sujidade nas ruas, lixo, ruído vindo das esplanadas, estradas a precisar de intervenção"
"A recolha de lixo não é suficiente face à qtd de população que reside no bairro da Lapa. Há sempre lixo espalhado pelas ruas porque os ecopontos não têm capacidade para o lixo."
"As estradas estão em péssimo estado. Virem tapar buracos a cada dois meses, não resolve. As ruas precisam de ser asfaltadas por inteiro."
"A nível de segurança, 4 motos foram assaltadas e capacetes foram roubados durante a noite"
"Limpeza"
"Ruido intenso. Gritos noturnos de turistas embriagados. Bares abertos de forma tardia Turistas que nao respeitam moradores. Cada vez mais lojas de conveniencia com venda de álcool e menos lojas portuguesas. Alojamentos locais em prédios com residentes não podem continuar."
"A higiene urbana que é péssima. Se bem que está competência tenha passado para a junta de freguesia. A fiscalização dos restaurantes que deixam os caixotes do lixo super malcheirosos permanentemente nos passeios e que ninguém fiscaliza. Existem obras de prédios por todo lado a ocuparem lugares de estacionamento muitos ANOS após o prazo de conclusão previsto. Esplanadas a ocupar lugares de estacionamento muito depois da pandemia ter acabado. Ou seja tudo parece mais importante para a CML do que os moradores que ainda vivem na cidade"
"A rua onde moro está cheia de buracos. Todos os novos prédio têm garagem e os moradores ficam sem lugar"
"Os passeios que por natureza são íngremes, devido ao facto de estarmos numa das colinas de Lisboa, os passeios são desnivelados, com buracos e quem tem um cadeirante a cargo se vê "grego" para o trazer à rua. Estas pessoas não têm direito a fazer um passeio num piso nivelado. Refiro-me em concreto às Ruas Barão de saborosa, Sanbino de Sousa, e adjacentes. obrigado"
"Lixo nas ruas"
"Estacionamento (parque público da fábrica 1921 entregue há anos à câmara e ainda está abandonado)"
"Fiscalização de trânsito e estacionamento (a impunidade e a segunda fila já são o normal, não pode ser)"
"Limpeza e recolha de lixo (é necessário investir em limpeza e recolha de lixo e detritos abandonados na via pública, infelizmente tem de ser)"