“Exmo. Senhor Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica,
Solicitamos esclarecimento relativamente ao funcionamento do Parque Bensaúde, mais concretamente no que respeita ao portão de acesso situado na Estrada da Luz.
Na noite de 2025-08-17/18, este portão encontrava-se aberto, facto que contraria o horário de encerramento habitualmente praticado nos parques municipais de Lisboa. Face a esta situação, gostaria de saber:
- Se existe atualmente alguma determinação da Junta de Freguesia de Benfica ou da Câmara Municipal de Lisboa que permita a abertura noturna deste acesso;
- Qual o horário oficial de abertura e fecho do Parque Bensaúde e se os mesmos se encontram afixados no local;
- Quais as medidas previstas para garantir a segurança e manutenção do espaço caso os acessos permaneçam abertos durante a noite.
Este pedido de informação é formulado ao abrigo do direito constitucional e legal de participação e informação administrativa (artigo 48.º da Constituição da República Portuguesa e artigo 82.º do Código do Procedimento Administrativo).
Agradecemos desde já a atenção dispensada e aguardo resposta por escrito.
Com os melhores cumprimentos, Rui Martins pelos https://vizinhos.org Núcleo https://www.facebook.com/groups/vizinhos.de.sao.domingos.de.benfica enviada a 18 de agosto de 2025 Responde o Presidente da Junta de Freguesia a 19 de agosto de 2025: ”Muito agradeço a sua mensagem à qual prestei a maior atenção.
Na realidade tenho tido conhecimento de alguns problemas com o fecho dos portões do Parque Bensaúde.
Questionei a empresa de segurança sobre o assunto, alegando que tem fechado os dois portões à hora estabelecida, às 21h. às vezes uns minutos mais tarde.
Mas como já houve relatos posteriores dizendo que os portões ficaram abertos, neste momento recebo diariamente fotografias do coordenador da empresa à hora do fecho dos portões.
Acredito que com esta medida a situação fica resolvida. Mas caso se repita, muito agradeço que me informe para que se perceba de uma vez por todas o que origina esta situação.
Mais uma vez, muito obrigado por ajudar a proteger o que é nosso.”