A Escola Básica e Jardim de Infância Professor Oliveira Marques, inaugurada em 1955 na Calçada das Lajes, foi concebida para acolher 120 alunos do 1.º ciclo e 75 crianças no pré-escolar. A intervenção agora adjudicada prevê, entre outras melhorias, a construção de um ginásio e novas áreas de recreio, a reabilitação das fachadas e o reforço da acessibilidade entre os edifícios. Esta obra integra-se no programa municipal “Escola de Futuro”, que promove a modernização das infraestruturas escolares de Lisboa, através de intervenções em curso, concluídas ou previstas.
No âmbito do concurso público lançado para a requalificação deste equipamento, o júri avaliou sete propostas. No seu Relatório Final, destacou como vencedora a apresentada pela OITOO, Lda, pela qualidade e coerência do conceito, baseado numa leitura atenta do edificado existente. Seguindo o princípio “menos é mais”, a proposta respeita a morfologia e as estruturas urbanas, integrando-se no território envolvente e preservando as características arquitetónicas essenciais dos “edifícios gémeos” da EPOM. O projeto foi considerado exemplar na valorização e reaproveitamento do que já existe, limitando a nova construção ao estritamente necessário. Foi igualmente valorizada a instalação de painéis fotovoltaicos nas coberturas das novas áreas, conciliando eficiência energética com a preservação da imagem dos telhados originais dos Blocos A e B, característicos da última fase do Plano dos Centenários. A escolha de materiais garante ainda a contenção dos custos de manutenção futura.
O segundo lugar foi atribuído à proposta da Embaixada Arquitetura + Marco Beltrão, pela criação de uma nova praça a meia-cota que valoriza a entrada principal, e pela integração harmoniosa de novas construções — como o recreio coberto, o ginásio e a renovação do muro de vedação — nas linhas arquitetónicas originais.
Em terceiro lugar, a proposta de Vincent Rault destacou-se pelas soluções de eficiência energética e sustentabilidade, evidenciando um estudo aprofundado na escolha e reaproveitamento de materiais, na gestão de águas pluviais e na conceção arquitetónica. As soluções apresentadas asseguram a viabilidade técnica e financeira da intervenção, abrangendo estrutura, instalações hidráulicas, sistemas de segurança contra incêndio, climatização, energias renováveis e otimização dos custos de manutenção.
O júri atribuiu ainda uma menção honrosa à proposta de Jonathan Tuckey Design, classificada em quarto lugar, pela criatividade e inovação da solução apresentada. Fontes: https://encomenda.oasrs.org/concursos/detalhe/QeAIvE/escola-basica-e-jardim-de-infancia-professor-oliveira-marques-lisboa https://informacao.lisboa.pt/noticias/detalhe/eb-professor-oliveira-marques-tera-instalacoes-provisorias-durante-requalificacao