Centro de Saúde do Restelo, na Praça São Francisco Xavier.
Contextualização
A Unidade de Saúde Familiar do Restelo é um novo equipamento de saúde, com valências de Unidade de Saúde e Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados de última geração, que servirá cerca de 15 200 utentes.
Esta construção surge na sequência do acordo entre Câmara Municipal de Lisboa e Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para a execução do programa “Lisboa, SNS Mais Próximo”.
Este programa, no qual se insere a nossa USF Restelo, vai beneficiar mais de 305 mil utentes, através da construção de 14 Unidades de Saúde Familiar no concelho de Lisboa, e requalificação global das infraestruturas e equipamentos de cuidados de saúde primários.
Valências da USF Restelo
A USF Restelo, com uma área total de 1741 metros quadrados, representa um investimento de 3 milhões de euros e irá servir cerca de 15 200 utentes, com valências de uma:
- Unidade de Saúde: Prestação de cuidados de saúde primários
- Unidade de Recursos Assistenciais: Unidade multidisciplinar, que disponibiliza consultas de Nutrição, Psicologia, Saúde Oral e Terapia da Fala, entre outras
- Unidade de Cuidados na Comunidade
Projeto de Arquitetura
A futura Unidade de Saúde do Restelo localizar-se-á na Rua Antão Gonçalves, e a construção em forma de “arco” permite encaixar o edifício de forma harmoniosa no terreno, e que todos os compartimentos do nível superior usufruam de luz natural.
O núcleo de entrada divide as duas unidades, a US e a URAP, em duas alas de atendimento distintas proporcionando uma melhor organização espacial.
O edifício tem uma geometria clara e uma identidade própria facilmente reconhecível pelo exterior. Nas fachadas o ritmo marcado pelos panos de vidro em contraste com os planos cegos é acentuado por lâminas verticais, orientadas de forma a proteger os vãos da excessiva exposição solar.
Renders 3D do Edifício
Maquete do Edifício
Plantas do Edifício
Plantas dos Espaços Exteriores
Posto de Limpeza Provisório
A construção da nova Unidade de Saúde do Restelo obrigou à deslocalização do Posto de Limpeza antigo. Assim, foi construído um Posto de Limpeza Provisório, situado num terreno em frente à localização atual, e que terá entrada pela Rua Carlos Calisto.
Este posto é composto por monoblocos de 1 piso, e tem todas as infraestuturas necessárias para manter o funcionamento normal do antigo posto, até à conclusão do posto definitivo, que será construído na Rua Conselheiro Martins de Carvalho, junto ao Cemitério da Ajuda, e cuja empreitada se encontra a decorrer.