Está na página correta!
Esta é a versão mais recente do projeto de loteamento, que está em discussão pública até 22 de junho de 2022.
😊 Quais as principais mudanças na 3.ª versão?
💥 –312 fogos
MENOR SOBRECARGA DO TERRITÓRIO
📉 772 na v1* para 460 na v3
🅿️ +296 lugares
REFORÇO DO ESTACIONAMENTO PÚBLICO
📈 214 na v1 para 510 na v3
🏢 –40% edificabilidade
TOTAL COERÊNCIA COM A ENVOLVENTE
📉 1.7 na v1 para 1.1 na v3
🌳 2 corredores verdes
ALTO DO DUQUE E MONTES CLAROS
📈 Ajardinamento da parcela intermédia a Norte
⭐️ Projetos estruturantes conexos
- Metro de Superfície (LIOS) – Transporte coletivo em sítio próprio, que ligará a Estação de Metro de Alcântara até à Cruz Quebrada, passando pela freguesia de Belém, onde estão previstas três paragens na via pública. Saiba mais →
- Reforço dos equipamentos locais – Construção de um Pavilhão Polidesportivo Municipal, Creche Pública, Biblioteca, Sede da Rádio Belém e Unidade de Cuidados Continuados para idosos da freguesia.
- Requalificação profunda do espaço público – Ligação direta ao Parque Urbano dos Moinhos de Santana, criação de novas áreas ajardinadas, requalificação dos acessos viários envolventes, melhoria dos canais pedonais e cicláveis.
📂 Arquivo de documentação do projeto
⏰ Quando devo participar?
As datas para participação foram anunciadas em Boletim Municipal e no site da Câmara Municipal de Lisboa:
🏳 INÍCIO: 17 de maio de 2022
🏁 FIM: 22 de junho de 2022
✍️ Como posso dar opinião?
Pode participar online, preenchendo o seguinte:
Ou pode enviar para [email protected] este:
🗣 Haverá alguma sessão pública?
Sim. Está marcada uma sessão de audição pública na freguesia que contará com a presença do Executivo da Câmara Municipal de Lisboa.
🗓️ 2 de junho de 2022, às 21:00
📍 Caselas Futebol Clube, na Rua Padre Reis Lima.
⁉️ Todos os movimentos de cidadania vão participar?
Sim. Desde a primeira versão do projeto de loteamento que a AMBeX, os Vizinhos de Belém e o movimento de Moradores do Alto do Restelo trabalharam juntos para garantir que o projeto seria repensado, tendo uma visão integrada de todo o Alto do Restelo, salvaguardado a qualidade de vida dos atuais e futuros moradores.
Em todas as oportunidades de discussão pública, os moradores apontaram não só a necessidade de rever os aspetos técnicos do projeto, que acabou agora por ser reformulado e, por conseguinte, tornou-se mais adequado à real capacidade do Alto do Restelo, sendo respeitados os parâmetros urbanísticos fixados.
No entanto, não nos limitámos a apontar parâmetros. Todas as questões que dizem respeito à promoção de habitação na cidade foram alvo de escrutínio, designadamente a reabilitação de património municipal devoluto, os investimentos prévios em transportes públicos que são necessários para combater o caos no trânsito e no estacionamento, a requalificação do parque escolar da freguesia que aguarda obras há décadas e que passará brevemente para a responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa, entre outros.
☝️ No que devemos insistir?
Todos os moradores são livres de apreciar o projeto e participar na discussão pública com o seu próprio catálogo argumentativo, levantando as questões que considerarem mais pertinentes.
No entanto, sendo de primordial importância mostrar união neste processo de discussão, as preocupações que se destacam de todos os contributos e interações até à data recaem sobre os compromissos orçamentais e políticos sobre os investimentos já hoje necessários nas nossas escolas, nas infraestruturas de mobilidade, nos transportes públicos e no próprio espaço público existente. Sabemos que este projeto só surgirá nos próximos 10 anos, mas é necessário trabalhar desde já.
É evidente que a 3.ª versão do projeto está muito mais equilibrada do que as anteriores, mas todos os moradores devem insistir para que este processo de discussão pública não se encerre sem que os compromissos relativos às questões externas ao loteamento sejam assegurados. Este projeto só deve avançar com todas as cartas em cima da mesa, com instrumentos de planeamento urbano fiáveis e com prazos concretos para segurança de quem aqui vive e virá a viver no futuro.
📸 Simulações tridimensionais
* Estimativa considerando os dois edifícios pensados para a parcela de terreno intermédia a Norte.