Novo Posto de Limpeza do Restelo na Rua Conselheiro Martins de Carvalho.
Introdução
O novo Posto de Limpeza do Restelo será implantado numa parcela de terreno, sita na Rua Conselheiro Martins de Carvalho, e integrará uma Unidade de Limpeza Urbana.
O edifício proposto divide-se em duas fracções: o Posto de Limpeza da Junta de Freguesia do Belém e o Posto de Limpeza da Câmara Municipal de Lisboa. As duas fracções vão partilhar um parque exterior comum com acesso pela Calçada do Galvão.
A implantação do edifício e espaços adjacentes implica a necessidade de escavação, contenção e modelação do terreno existente de modo a adaptar a topografia à proposta.
O edifício terá uma volumetria compacta e simples que responde de forma funcional ao programa que alberga e que se integra harmoniosamente com as diferentes escalas da envolvente.
Segundo o projetista, a solução definida para as fachadas assegura uma imagem sóbria para o edifício, garantindo a privacidade de quem trabalha no seu interior, ao mesmo tempo que funciona como uma barreira física e acústica, protegendo a envolvente residencial das atividades mais pesadas relacionadas com a recolha de lixo e higiene urbana.
Programa de utilização
O edifício dedicar-se-á a quatro áreas programáticas, cada uma ocupando um piso do edifício.
- Piso 0: Garagem e acessos. A garagem, com 5 lugares para viaturas ligeiras, tem acesso a partir da Rua Conselheiro Martins de Carvalho. É também através desta rua que os funcionários e visitantes acedem ao Posto de Limpeza. A zona de recepção e portaria situa-se ao centro do edifício e dá acesso aos núcleos de escadas e elevadores.
- Piso 1: Balneários e Vestiários. O piso dos balneários e vestiários é mais estreito do que os restantes pisos, o que cria um espaço vazio entre este programa e as fachadas norte e sul do edifício. É através deste espaço vazio que se faz a ventilação e iluminação indirecta dos balneários: a sul, protegidos pela fachada em cobogó que garante a privacidade; e a norte, através de poços de luz que garantem um maior conforto ambiental dos espaços apesar deste piso estar semienterrado.
- Piso 2: Instalações de apoio. Todas as zonas de armazém e oficina encontram-se à mesma cota do parque exterior de cargas e descargas e manobras de veículos. Esta relação directa garante a necessária funcionalidade e operacionalidade na execução das tarefas diárias de apoio à higiene urbana e recolha de resíduos.
- Piso 3: Zona social. As funções mais sociais - gabinetes, secretaria e zona de refeições - localizam-se no último piso do edifício desfrutando de uma orientação solar excelente e vistas para o rio. As áreas de apoio a estas funções localizam-se no lado norte do edifício.
Documentação do Projeto
Memória Descritiva e Justificativa
Projeto de Execução (Completo)
Relatórios Técnico
Petição dos Moradores da Rua Conselheiro Martins de Carvalho
No mês de outubro e novembro de 2020, os moradores da Rua Conselheiro Martins de Carvalho promoveram uma Petição contra a construção do novo Posto de Limpeza na sua Rua.
A Petição recolheu mais de 300 assinaturas e foi apreciada pela Assembleia Municipal de Lisboa.