Os Vizinhos em Lisboa adquiriram um sonómetro portátil Center 325 IEC 651 TYPE II que mede níveis de ruído com alta precisão (±1 dB), permite registo FAST e SLOW, suporta diferentes ponderações (dBA e dBC).
Com este equipamento iremos realizar medições em ruas, arruamentos, espaços públicos e junto a espectáculos e zonas de bares e restauração. Para registo do local, dia e hora, usámos um telemóvel com GPS que fotografava o écran do sensor a cada registo.
Método:
1. Todos registos são tomados através de fotografia num telemóvel que regista e descodifica (na App Camara dado que no File Manager o GPS não é descodificado mas apresentado apenas um mapa o que dificulta o registo)
2. A morada é registada num único campo (para mais rápida inserção) no formato "Av. de Roma 23" que é exactamente o descodificado pela App Camara.
3. Regularmente, o ficheiro com a Sheet "Dados" é ordenado por dia, hora e local
4. A morada é escrita em "Dados" de forma literal como a descodifica a app móvel Camara para maximizar o seu cruzamento com uma morada no Google my Maps.
5. Quando passa um avião capta-se apenas o pico do ruído e aponta-se para o céu (idealmente para captar o aeroplano): não se captam deste evento mais registos.
6. O mesmo de 3 se passa com passagens de motos, autocarros, camiões, eléctricos, etc que são registados como "Sim" numa coluna específica para cada evento nesse ficheiro partilhados no Gdocs. Nestes casos são registados apenas os picos de som.
7. Locais de medição:
a. Por pedido de morador (através de email enviado para [email protected])
b. Locais associados a ruído de aeronaves
c. Avenidas, Ruas e Praças mais frequentadas de Lisboa
6. Usada a escala: dBA em modo "slow" e level 50-100
(Porque a escala A simula a forma como o ouvido humano percebe os sons (dá menos peso aos sons muito graves ou muito agudos) sendo esta a escala recomendada por lei em Portugal para avaliação de ruído ambiental (Decreto-Lei n.º 9/2007 – Regulamento Geral do Ruído).
O modo Slow mede uma média ponderada ao longo de 1 segundo.
Mais adequada para ruído ambiente contínuo ou flutuações moderadas (como o som da rua, festas, ou trânsito).
É o modo usado para medições formais de avaliação de ruído (ex. limites legais de ruído ambiente ou noturno).
7. Todas as medições são registadas em:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1a9Ce-asxXi3lh3SZlqCK88QyxFxEMVRan36TNkhQZwo/edit?gid=0#gid=0
8. Os dados recolhidos em smartphones não constam desta recolha mas apurou-se que os dos iPhone tendem a ser mais aproximados dos do sonómetro da vLx.
Sobre a métrica de intensidade de trânsito nos registos de ruído
Para além da medição instrumental em dB(A), os registos de ruído incluíram uma variável qualitativa referente à intensidade do tráfego automóvel visível no momento da medição. Esta variável foi categorizada em três classes:
Sem: nenhum veículo visível na via (ou via/espaço pedonal)
Pouco trânsito: 1 a 3 veículos visíveis na via.
Trânsito moderado: 4 a 10 veículos visíveis.
Trânsito intenso: mais de 10 veículos visíveis.
Esta métrica tem natureza ordinal e baseia-se numa observação direta, não substituindo nem alterando os valores instrumentais de ruído. A sua finalidade é enriquecer a análise com uma variável de contexto que permita:
a. Relacionar variações dos níveis sonoros com a intensidade de tráfego em tempo real.
b. Identificar padrões que ajudem a distinguir o contributo específico do trânsito relativamente a outras fontes (ex.: aviões, bares, equipamentos).
c. Facilitar a comunicação dos resultados a um público não técnico, traduzindo a correlação entre perceção visual de tráfego e impacto acústico.
Nos termos do Regulamento Geral do Ruído (Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de janeiro), a avaliação legal da poluição sonora deve ser feita através dos indicadores Lden e Ln e em função do zonamento acústico municipal. Assim, a categorização aqui utilizada não tem valor normativo, mas constitui um instrumento complementar de triagem no âmbito da monitorização cidadã e da análise exploratória dos dados.
SONÓMETRO digital
Modelo CENTER 325
Referência JR 033.000.021
MANUAL DE UTILIZAÇÃO
NT 3260
1) INFORMAÇÃO SOBRE O APARELHO E SUA UTILIZAÇÃO:
Ler o manual com atenção antes de se servir do aparelho. Utilizar o medidor conforme as instruções deste manual.
1.2) Ambiente de trabalho:
Altitude superior a 2000m; Humidade relativa 90% máx.; Temperatura ambiente de 0-40ºC
1.3) Manutenção e Limpeza:
Reparações ou serviços não descritos neste manual só poderão ser testadas com êxito por pessoal qualificado. Limpar periodicamente a caixa com um pano seco. Não utilizar solventes ou abrasivos no aparelho.
1.4) Símbolos de segurança:
O aparelho obedece à EMC (Norma de Compatibilidade Electro-Magnética).
Quando servir do aparelho, utilizar apenas as peças de substituição indicadas.
2) DESCRIÇÃO GERAL:
Para se assegurar de que poderá obter uma melhor utilização do aparelho, recomendamos uma leitura atenta e o seguimento deste manual antes da sua utilização.
Esta unidade está conforme a IEC651, tipo2, ANSI S1.4, Tipo2 para Sonómetros.
3) ESPECIFICAÇÕES:
Aplicação standard: IEC651 Tipo2, ANSI S1.4 Tipo2 Gama de frequências: 31.5Hz ~ 8KHz Nível de gamas de medidas: 32 ~ 130dB Frequência de Integração: A/C Microfone: microfone condensador de ½ polegada Visor digital: 4 dígitos Resolução: 0.1dB Actualização do visor: 0.5 seg. Visor analógico: 50 Segmentos gráfico barras Resolução: 1 dB Actualização do visor: 50 mSeg Tempo de Integração: FAST (125mS), SLOW (1 seg)
Nível de gamas: Lo: 32 – 80 dB Med: 50 – 100 dB Alto: 80 – 130 dB Precisão: +/-1.5 dB (sobre as condições de referência, 94 dB, 1KHz) Gama dinâmica: 100 dB
Função alarme: “OVER”, quando o input (dados introduzidos) forem superiores aos limites das gamas “UNDER”, quando o input (dados introduzidos) forem inferiores aos limites das gamas
MAX/MIN: memoriza leituras dos valores Máximos e Mínimos
Saída CA:
1 V rms fim de escala (FS)
Impedância de Saída: 100 Ω aprox.
FS: significa o limite superior de cada nível de gama, ou seja, fim de escala
Alimentação: 1 pilha de 9V, 006P ou IEC 6F22 ou NEDA 1604
Autonomia da pilha: cerca de 50 h (alcalina)
4) NOMES E FUNÇÕES:
1) Protector de vento (Windscreen)
Se estiver a trabalhar à uma velocidade de mais de 10m/seg, é recomendado a utilização do acessório protector a aplicar no microfone.
2) Visor
3) Botão ligar e iluminação do visor
O botão liga e desliga o aparelho.
4) Botão MAX/MIN
Pressionar o botão MAX/MIN para entrar no modo de registo máximo e no modo de registo mínimo. Seleccionar o nível de gama apropriado antes de utilizar MAX/MIN, para assegurar de que o valor da leitura não exceda a gama de medida. Pressionar para seleccionar o valor máximo e mínimo. Pressionar para seleccionar o valor lido “MAX/MIN” sinal a piscar. Pressionar o botão MAX/MIN durante 2 seg. para sair do modo MAX/MIN.
Nota: Se alterar o nível da gama do som ou alterar a Medida A-C, o modo MAX/MIN apagará.
5) Botão de selecção para frequência de Integração
A: Integração A para medidas gerais do nível do som
C: Integração C para testar a baixa frequência do conteúdo barulho (Se o nível de medição-C for superior ao medição-A, significa dizer que há uma grande quantidade de baixa frequência do ruído.
6) Botão de selecção para tempo de Integração
FAST: para medidas normais
SLOW: para testar o nível médio da flutuação do ruído.
7) Botão controlo nível de gama
Cada vez que pressionar o botão LEVEL, o nível gama alterará entre o nível baixo “Lo”, o nível médio “Med”, o nível alto “High” e o nível automático “Auto”.
8) Microfone
Microfone condensador de ½ polegada
9) Terminal de saída CA
1 Vrms corresponde a cada paço da gama de medida.
10) CAL potenciómetro
Controlo calibração, para ajustamento do nível de calibração.
11) Compartimento das pilhas
6) PROCEDIMENTOS DE CALIBRAÇÃO:
1) Seguir os seguintes passos de início dos procedimentos:
Visor: dBA
Tempo de pesagem: FAST
Modo de medida: função MAX/MIN inactiva
Nível da gama: 50 à 100dB
2) Inserir o microfone cuidadosamente no calibrador acústico.
3) Ligar o calibrador e acertar o potenciómetro CAL. O nível desejado aparecerá indicado no visor. Recomenda-se a calibração do aparelho após 1 ano de utilização.
7) PREPARAÇÃO PARA AS MEDIDAS
1) Colocar as pilhas
Remover o compartimento das pilhas e colocar uma de 9V
2) Substituir as pilhas
Quando a carga das pilhas estiverem abaixo da voltagem de operação, aparecerá no visor este símbolo. Substitua a pilha de 9V.
8) CUIDADOS COM A UTILIZAÇÃO
1) O vento que sopra passando pelo microfone do aparelho, irá trazer ruídos extras. Quando utilizar o aparelho com a existência do vento, é aconselhável colocar a protecção contra o vento (wind screen) para que o aparelho não detecte sinais indesejados.
2) Calibrar o aparelho antes do seu funcionamento, se este não tiver sido utilizado durante muito tempo.
3) Não armazenar ou funcionar com o aparelho em ambientes com alto valores de humidade e temperatura.
4) Manter o microfone seco e evite vibrações.
5) Retirar a pilha e mantenha o aparelho em ambiente com baixo valor nível de humidade, quando o mesmo não está em uso.
9) MEDIDAS
1) Abrir o compartimento das pilhas e instale a pilha de 9V fornecida.
2) Ligar o aparelho e seleccionar o tempo de resposta e Integração desejadas. Se a fonte sonora consistir em curtos impulsos ou picos do som, programar o aparelho para o modo FAST. Para medidas de nível médio de som, usar o modo SLOW. Seleccionar o modo Integração A para níveis de som em geral e o modo Integração C para medidas de nível de som para materiais de acústica.
3) Seleccionar o nível desejado.
4) Segurar o aparelho pela mão ou fixe-o à um tripé e direccionar o microfone para a fonte de ruído, os níveis de pressão sonora serão mostrados no visor.
5) Quando o modo MAX/MIN (máximo/mínimo) são seleccionados, o aparelho capta e fixa os níveis de ruído máximo e mínimo em quaisquer ponderações de tempo e gamas de medida.
Para limpar as leituras do modo MAX/MIN, pressionar o botão MAX/MIN durante dois segundos.
6) Desligar o aparelho e remover a pilha quando não utilizar o aparelho.